Atípica Editorial


Já havia algum tempo, eu sentia vontade de ter minha própria microeditora para, ocasionalmente, oportunizar que autores iniciantes com um bom material conseguissem entrar no mercado. Assim surgiu a Atípica Editorial. O nome faz menção tanto ao fato de eu ser uma mulher autista quanto aos escritores que pretendo contemplar nesta iniciativa: pessoas à margem, minorias, grupos cuja própria existência é atípica no sentido mais amplo da palavra, por terem de lidar com questões que não afetam o brasileiro padrão.

No selo principal, publicamos apenas obras de literatura fantástica (ficção científica, fantasia, horror e seus subgêneros). Mas inauguramos também um selo alternativo, o Atípica Editorial: Vivências, para lançar títulos de não ficção com temas pertinentes às minorias sociais previamente citadas. Em ambos os selos, trabalhamos somente com o formato digital (e-books).


Submissões

Antes de submeter seu trabalho, verifique se ele se enquadra em um dos selos da editora.

Atípica Editorial – Literatura fantástica (ficção científica, fantasia, horror e seus subgêneros)

Atípica Editorial: Vivências – Obras de não ficção que tratem de assuntos relevantes para minorias

Na Atípica, seu texto passará por um processo de edição minucioso, pois a revisão, a preparação e a leitura crítica são nossos pontos fortes. E tudo isso da maneira correta, ou seja, sem que você precise investir qualquer valor na publicação!

Lembre-se de que:

  • publicamos apenas livros digitais (e-books);
  • o selo Atípica Editorial aceita somente obras escritas por minorias (deficientes, mulheres cis ou trans, pessoas LGBTQIA+, negros, indígenas, etc.);
  • o selo Atípica Editorial: Vivências aceita, preferencialmente, obras escritas por minorias, mas dependendo do projeto podemos publicar também textos escritos pelo público em geral, contanto que o trabalho seja pautado em vivências das tais minorias (como pesquisas ou reportagens com depoimentos de parcelas sub-representadas da sociedade);
  • só aceitamos trabalhos já concluídos;
  • daremos um retorno à sua submissão em um mês, no máximo;
  • não cobramos pela publicação.

Se deseja ter seu trabalho avaliado, envie para o e-mail contato@katiareginasouza.com um arquivo (.docx ou PDF) contendo as informações listadas a seguir. No campo de “assunto” do e-mail, escreva “Submissão Atípica Editorial”.

  1. Uma pequena biografia sua (cerca de um parágrafo). Fale um pouco a seu respeito.
  2. Uma sinopse detalhada do seu trabalho (conte tudo que considerar importante; apresente bem sua proposta). Não se esqueça de informar qual é o tipo de texto (noveleta, novela, romance, artigo científico, reportagem…).
  3. Número total de palavras do texto.
  4. As primeiras dez páginas do seu trabalho. Por favor, não envie o texto inteiro, pois este momento inicial serve apenas para avaliarmos a proposta.

Além desses dois selos, há o Atípica&Amigos, o único que não tem submissões abertas para autores, pois limita-se à publicação de trabalhos variados desenvolvidos em parceria com alguma editora (ou seja, nem sempre seguem apenas o nosso padrão editorial).

É o caso de editoras que contratam somente o nosso serviço de edição de texto, ficando responsáveis pelo restante do processo (projeto gráfico, comercialização, etc.). Assim, o Atípica&Amigos é uma parte importante da Atípica Editorial porque viabiliza que possamos custear as publicações dos outros dois selos. Ademais, acreditamos que parcerias entre editoras fortalecem o mercado independente!