Uma vida inteira no varejo


A ideia de montar um negócio na cidade de Santa Maria partiu de Sergio Luiz Copetti em 1980. O atual sócio-proprietário dos Supermercados Copetti trabalhava no setor desde os 15 anos de idade, quando foi contratado por uma empresa pioneira no ramo. No local, desempenhou diversas funções: empacotador, repositor, motorista, padeiro e açougueiro. Paralelamente, ainda estudava no período da noite. Com isto, logo virou escriturário e, posteriormente, gerente. Foram sete anos de serviços prestados à loja.

Em 1974, a convite do ex-presidente da Agas, Dr. João Trevisan, tornou-se funcionário dos Supermercados Trevisan. Neles, atuou durante seis anos, inicialmente na área administrativa. Ao se formar em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1975, foi transferido para o departamento de recursos humanos, no qual conduzia processos de seleção e treinamento de pessoal. Depois, passou às divisões de estatística, controle, balanço e produção de perecíveis.

Ao considerar que já dispunha do conhecimento necessário, juntou-se a outro colega e, em 1980, deu início ao seu minimercado. O diminuto empreendimento evoluiu rapidamente para quatro lojas de pequeno porte. “Infelizmente, com o congelamento de preços e o Plano Sarney, ocorridos por volta de 1986, fomos forçados a nos desfazer de uma loja para conseguir pagar as contas. A sociedade acabou em seguida. Em 1990, minha esposa, Roseli, entrou junto a mim como sócia proprietária”, conta Copetti. Visando superar dificuldades econômicas e recuperar a competitividade, vários empresários santa-marienses decidiram se unir e, em 1996, formaram a Rede Super. “Tive o prazer de presidir esse grupo por seis anos. Por meio dele, aprimoramos conjuntamente nossos serviços, reformando os estabelecimentos, aumentando o mix de artigos e, consequentemente, a rentabilidade. A rede possibilitou o crescimento da marca.”

Em 2014, a quarta unidade dos Supermercados Copetti foi aberta. Localizada em prédio próprio, na Rua 7 de Setembro do bairro Perpétuo Socorro, o varejo conta com conceitos modernos de produtos, instalação e decoração. Em um ano de existência, completados no dia 3 janeiro, atingiu metas acima do previsto. Somadas, as quatro lojas desfrutam de 2 mil m², 23 checkouts e 153 funcionários – sendo oito destes membros da família. “Todos os envolvidos na organização estão orientados a serem eficientes no que se refere ao atendimento. Fui representante da Agas nesta região e muito me honra fazer parte do setor. O comércio é complexo, pois envolve fornecedores, clientes e funcionários, mas recompensa quem trabalha nele.” Recentemente, a empresa adquiriu outro imóvel, motivada pelo sucesso do novo estabelecimento. Em breve, espera inaugurar sua quinta loja.


Revista Agas (2015)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *